- Área: 3100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hufton + Crow
-
Fabricantes: Audience Systems, Stucco, Vectorworks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado pelo Studio Libeskind em colaboração com Do architects (Vilnius) e Baltic Engineers (Vilnius), o Museu de Arte Moderna MO abriu ao público em 18 de outubro com uma celebração de quatro dias incluindo uma palestra pública de Daniel Libeskind no auditório do Museu e a exposição inaugural, "All Art Is About Us".
"O Museu de Arte Moderna MO é um marco cultural para a cidade de Vilnius e para a Lituânia como um todo. Esta nova instituição de classe mundial mostrará a arte local e explorará suas relações com o cenário artístico global", disse o Diretor do Museu, Milda Ivanauskiene: “Essas obras de arte nunca vistas antes, criadas por trás da Cortina de Ferro, terão finalmente um local e uma audiência internacional”, acrescentou Ivanauskiene.
Com uma nova praça pública localizada a poucos passos da histórica cidade medieval, o museu de 3.100 metros quadrados é uma expressão do passado e do presente de Vilnius. O Museu MO é concebido como um “portal” cultural que conecta o século XVIII com a cidade murada medieval. O conceito é inspirado nos portões históricos da cidade e faz referência à arquitetura local tanto em forma quanto em materiais.
"Tendo projetado muitos museus de grande escala em todo o mundo, foi emocionante fazer um museu íntimo e icônico para uma grande coleção de arte contemporânea", disse o arquiteto Daniel Libeskind. “Como alguém que realmente aprecia a história e a beleza de Vilnius, acredito que o prédio e sua arquitetura se tornarão um lugar maravilhoso para desfrutar da arte e do espírito da cidade”, acrescentou Libeskind.
A fachada exterior retilínea é revestida de gesso branco luminoso que faz referência aos materiais locais da cidade. À medida que os visitantes se aproximam do museu, eles encontram uma escadaria aberta e marcante que cruza o museu em um eixo diagonal, criando um contraponto expressivo à fachada minimalista. A escada corta a fachada aberta, conectando a rua com os níveis superiores do museu, dando lugar a uma abertura que flui entre o interior e o exterior. No topo da escada externa há um terraço com degraus ao ar livre que serve como área de reunião e local para apresentações e palestras públicas. Uma parede totalmente envidraçada de cinco metros permite vistas das galerias para o terraço público.
A ênfase em incluir o espaço público é uma das características mais importantes que o Studio incorpora em seus projetos para instituições culturais. No MO, situado em um denso contexto urbano, quase um quarto do local é dedicado ao espaço verde. No nível da rua, um espaço de jardim exibirá esculturas criadas pelos vencedores do Prêmio Nacional Lituano de Cultura e Artes.
"Uma das razões pelas quais sou atraído pelo trabalho do Studio Libeskind é que ele é tanto icônico quanto democrático", disse o fundador e colecionador do museu, Viktoras Butkus. "O MO é o maior museu particular da Lituânia, então é importante para mim que ele expresse a abertura e reflita o espírito da coleção, bem como da instituição. Os generosos espaços públicos ao longo do desenho desempenham um papel vital na comunicação dessas ideias”, acrescentou Butkus.
No lado norte do edifício, os visitantes entram por um hall envidraçado de dois pavimentos (8 metros de altura) cheio de luz. Aqui, as claraboias geométricas que cortam o prédio levam luz do dia para os pavimentos inferiores e permitem vistas para os andares superiores. Uma abertura envidraçada interior oferece aos visitantes uma espiada nos bastidores e no cofre de armazenamento da coleção. Esses momentos inesperados e às vezes divertidos continuam por todo o museu.
Perto da entrada, uma escada em espiral preta conecta a galeria principal com o lobby inferior e pontua o núcleo do museu. As galerias são projetadas com plantas abertas que fornecem 1.300 m² de espaço para exposições permanentes e temporárias da coleção em andamento. O Museu inclui adicionalmente um café, livraria, áreas educacionais, auditório, bem como espaço administrativo e de armazenamento.